Educação Financeira, entenda a sua importância – Portal SIR Investimentos

Portal SIR Investimentos

Educação Financeira, entenda a sua importância

Educação Financeira, entenda a sua importância

Publicado em: 14/07/1986

A educação financeira é essencial para todas as pessoas. Todos precisamos ter recursos financeiros disponíveis para viver bem, com qualidade de vida. Tão importante quanto ganhar dinheiro é saber administrá-lo corretamente para alcançar seus objetivos. Essa educação no brasileiro ainda é precária, ainda não foi devidamente valorizado e incentivado essa cultura.

Será que você cuida bem do seu dinheiro?

É preciso valorizar o esforço feito para formação das suas economias, dedicando um pouco de tempo para entender como funciona os seus investimentos. A compreensão sobre os rendimentos e os custos do produto, o efeito do longo prazo e de aportes mensais na aplicação, são importantes para uma tomada de decisão.

Você é um investidor ou um tomador de recursos no sistema financeiro?

Se você gasta menos do que ganha, é um investidor. Caso contrário é um tomador. Em ambos casos é necessário ter um planejamento financeiro e disciplina para segui-lo.

O Planejamento do tomador de recursos, no caso de uma pessoa endividada em particular, é no sentido de liquidar suas dívidas. Para que seu saldo fique positivo, é preciso equilibrar suas receitas e despesas. Essa mudança pode ser atingida aumentando as receitas, mas provavelmente é mais fácil diminuir as despesas. Uma vez traçado o plano de ação, deve-se manter a disciplina para poupar.

O planejamento financeiro do investidor depende em qual das fases da vida do investidor ele se encontra. Cada fase tem um objetivo, podendo ser o aumento da sua capacidade de acumulação, multiplicação das reservas e proteção de seus recursos financeiros poupados.

Há uma relação direta entre baixo nível de educação financeira e endividamento, mas mesmo quem consegue poupar e já investe em produtos financeiros, pode se beneficiar com aprofundamento no assunto.

O investidor, através da educação financeira, pode melhorar sua percepção do mercado financeiro, dos produtos e das próprias necessidades financeiras, com isso consegue aumentar a eficiência de suas aplicações, atingindo seu objetivo mais rapidamente.

Você tem consciência da importância de escolher bem (produto e instituição) no momento de investir?

Os seus esforços podem ser desperdiçados caso escolha um produto com baixo rendimento, um custo alto, inadequado para o prazo que pretende investir. Da mesma forma, é importante observar qual a credibilidade da instituição emissora, informada pelo rating.

Diante deste cenário, alguns questionamentos se fazem necessários:

Você aceita as recomendações do seu gerente sem pesquisar, questionar ou negociar taxas?

Você precisa de orientações confiáveis que tenham o seu interesse em primeiro lugar. Para identificar qual a melhor opção para você, é necessário conhecer a sua tolerância ao risco.

Você é um investidor conservador, moderado ou arrojado?

Um investidor moderado aceita um pouco de oscilação para obter um retorno melhor. Já um investidor conservador, não aceita nenhuma oscilação. Um investidor arrojado, ou agressivo, tem boa tolerância a oscilações para aumentar a probabilidade de um retorno mais alto no longo prazo.
Conhecer o perfil do investidor é essencial para determinar quais produtos irá investir.

Você conhece, de fato, todos os produtos financeiros disponíveis no mercado financeiro?

Sabia que existem, por exemplo, possibilidades e alternativas de investimento mais seguras e rentáveis que a tradicional caderneta de poupança?

Saber qual é seu perfil como investidor, conhecer os produtos financeiros disponíveis no mercado, formar uma carteira diversificada selecionando bons ativos, bem como ter disciplina financeira são reconhecidamente fatores essenciais na construção de grandes fortunas e na conquista da sua independência financeira. Investir mais em você, em educação financeira, é uma atitude que sempre valerá a pena.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *