Fundos de ações: conheça as principais características desta aplicação – Portal SIR Investimentos

Portal SIR Investimentos

Fundos de ações: conheça as principais características desta aplicação

Fundos de ações: conheça as principais características desta aplicação

Publicado em: 14/07/1986

São classificados como fundos de ações aqueles que investem no mínimo 67% do seu patrimônio em ações negociadas em mercado de bolsa ou balcão organizado ou em ativos relacionados. O restante do patrimônio pode ser investido em outros ativos financeiros.

A expectativa do investidor em ações ou fundos de ações é obter um retorno superior ao retorno de investimentos mais conservadores. Como sabemos, uma maior expectativa de retorno tem um preço, chamado risco. É a chamada relação risco e retorno.

Principais fatores de risco

Esse tipo de fundo tem mais volatilidade que os demais tipos de fundos, principalmente se comparado com um fundo de renda fixa. O principal fator de risco é a variação do preço das ações que compõem a carteira do fundo. É o chamado risco de mercado.

Esse risco é intrínseco ao investimento em ações, é a mesma que um investidor de ações individual está sujeito. A diferença é que ao investir em um fundo de ações, o investidor conta com a expertise do gestor do fundo, um especialista de mercado, para fazer a gestão da carteira. Assim, o investidor espera que a equipe de gestão do fundo faça uma seleção de ativos de melhor forma do que o investidor individualmente.

Outro fator de risco importante a ser observado nessa classe de fundos é o limite de concentração por emissor. Alguns fundos não tem limite de concentração, o que significa maior risco por isso a importante de trabalhar com bons gestores no momento de escolher com quem investir em Fundos de Ações.

Tipos de Fundos de Ações

Alguns dos tipos de fundos de ações mais comuns são, os citados a seguir;

  • Indexados: Fundos que têm por objetivo de replicar a rentabilidade de um índice do mercado, por exemplo o Ibovespa.
  • Ativos: Esse fundo têm por objetivo superar um índice do mercado. Alguns dos índices mais utilizados são: Ibovespa, IBRX.
  • Ações Livre: No fundo de ações livre o gestor tem liberdade de escolher ações sem se comprometer com índice ou setor.
  • Dividendos: Esse fundo investem em ações de empresas que distribuem dividendos e juros sobre capital próprio de forma consistente.
  • Setoriais: São fundos que determinam um ou mais setor da economia para concentração de suas aplicações.
  • Small Caps: Fundos que tem objetivo de investir em ações de empresas de menor porte na Bolsa, que podem ter grande capacidade de crescimento.

Gestão ativa ou passiva?

Fundos de gestão passiva tentam acompanhar a rentabilidade (e o risco) de um índice, setor ou por exemplo IBOVESPA, IBRX.

Fundos de gestão ativa buscam superar a rentabilidade de determinado índice de referência. Assim, esse tipo de gestão tem relação risco x retorno superior àquelas proporcionadas por um indicador de desempenho.

O resultado dessa diferença de objetivo é, portanto, uma maior exposição ao risco em fundos de gestão ativa. Outra observação é que o custo desses fundos são maiores. Além da taxa de administração, também cobram taxa de performance, calculada sobre a parcela do rendimento que superar um índice específico.

Por que as pessoas investem em fundos de gestão ativa?

Por que elas acreditam que o gestor do fundo tem capacidade de seleção melhor do que elas individualmente, a diversificação da quantidade de papeis e setores investidos e buscam rentabilidades superiores aos índices de mercado, de forma consistente. Ou seja, para buscar retornos mais altos e uma gestão que faça escolhas baseado em estratégia de seleção de ativos.

Perfil do Investidor

Os fundos de ações são mais compatíveis com investidores arrojados e para de investimento de longo prazo. Esses, devem ser capazes de suportar uma maior exposição ao riscos em troca de uma expectativa de rentabilidade mais elevada.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *