Tudo que você precisa saber sobre educação financeira - SIR Educação

Portal SIR Investimentos

Tudo que você precisa saber sobre educação financeira

Tudo que você precisa saber sobre educação financeira

Publicado em: 14/07/1986

Entenda o que é educação financeira, para que serve e como ela pode ajudar você a mudar de vida! 

O tema educação financeira vem tendo um crescimento em termos de busca e conhecimento aqui no Brasil nos últimos anos, o que é muito positivo.

Entre os motivos pelo aumento da procura estão as necessidades de economizar e buscar formas de aumentar o rendimento em meio a crise que estamos vivenciando.

Em tempos de crise, a preocupação com o dinheiro aumenta muito, pois diversas pessoas passaram por problemas financeiros, seja pela diminuição ou até a perda da fonte de renda, infelizmente.

E a educação financeira é a forma mais consistente de driblar as dificuldades econômicas! Quanto mais cedo for essa aprendizagem, melhor será para sua relação com o dinheiro.

Por tudo isso, fica cada vez mais claro que não há momento melhor para aprender sobre a educação financeira do que o agora.

Pensando nisso, trouxemos este artigo para mostrar a você o que é e qual é a importância desse tema.

Acompanhe!

 

O que é educação financeira?

A primeira coisa que você precisa saber, logicamente, é o que significa a educação financeira, pois somente dessa forma será possível entender a importância dela.

Ela pode ser definida como sendo todo aquele conhecimento que está diretamente relacionado com o dinheiro e a forma como esse dinheiro funciona.

Esse termo define aquele processo que permite a melhor compreensão das pessoas sobre os produtos e os serviços financeiros, de modo que com as informações em mãos, façam as melhores escolhas.

Entretanto, engana-se quem acredita que a educação financeira está relacionada ou é importante apenas para aquelas pessoas que desejam investir, muito pelo contrário!

Ela é importante e acessível para qualquer pessoa que deseja mudar a sua relação com o dinheiro, e isso vai desde ter um maior controle sobre suas finanças pessoais até entender como funciona a bolsa de valores.

Você poderá ter conhecimento sobre os mais diversos assuntos, como inflação, taxa Selic, juros e muitos mais.

Todas essas informações irão permitir que você possa tomar suas decisões, em termos de finanças, de uma maneira muito mais consciente e com inteligência, para conseguir resultados excelentes.

O fato é que quanto maior for o seu conhecimento sobre educação financeira, melhor será a sua relação com o dinheiro. Com conhecimento, você pode utilizar o dinheiro da melhor forma.

Educando-se financeiramente, você vai conseguir: cortar gastos que são desnecessários e que afetam seus rendimentos, aprender como aumentar as suas receitas e ainda vai saber como investir seu dinheiro da forma certa.

Esse conhecimento poderá lhe impedir, por exemplo, de cair em possíveis golpes financeiros, que são colocados em prática todos os dias por criminosos.

Além disso, você vai cometer menos erros com suas finanças e entender quando tomar decisões, sem equívocos, duas coisas muito comuns para quem não tem educação financeira!

Aliás, a educação sobre finanças ainda permite que você mude sua mentalidade quanto ao dinheiro, o que gera melhores investimentos. É nela que você aprende como usar seus rendimentos para gerar mais ganhos.

No fim, a verdade é que com a educação financeira, você entende como fazer o seu dinheiro trabalhar para você, ao invés de gerar apenas despesas e prejuízos.

 

Como ter uma boa educação financeira?

Muitas pessoas acreditam que após certa idade não é possível aprender mais, o que é um grande erro! Sempre é possível adquirir mais conhecimento, principalmente quando o assunto é finanças.

Então não há com o que se preocupar a respeito desse assunto.

E se você não sabe por onde pode começar, nós lhe explicaremos agora como fazer isso do jeito certo:

O 1º passo é buscar informações sobre a educação financeira, pesquisar vídeos, conhecer histórias de pessoas que transformaram sua realidade com esse conhecimento.

Fazer desse assunto parte do seu dia a dia, lendo livros, assistindo vídeos e blogs de especialistas na área. É importante selecionar bem as fontes, para não cair em golpes.  

O 2º passo é procurar cursos na área! Cursos verdadeiros, com certificação, com professores que sejam formados na área e já invistam, para poder entender os caminhos e armadilhas que existem no mercado financeiro.

Na SIR Educação temos os cursos de Finanças Pessoais, Mercado Financeiro, Bolsa de Valores e Análise Fundamentalista, para você ir do básico ao avançado em termos financeiros.

Depois disso, o último passo e começar a aplicar o conhecimento na sua vida financeira. Inicie no mundo de investimento, mas com segurança, por maior que seja o conhecimento! Indicamos até que invista com uma assessoria financeira, como a da nossa empresa filiada, SIR Investimentos, que é uma assessoria gratuita credenciada à XP Investimentos.

Dessa forma, você entende o que está fazendo com seu dinheiro e aumenta o seu patrimônio de uma forma justa e assessorada. Essa é a forma mais realista de transformar sua realidade!

Leia também: O que você sabe sobre educação financeira?

Conclusão

Como você viu, é essencial conhecer sobre educação financeira para que isso possa mudar a sua vida, tornando-a melhor financeiramente e permitindo que a sua relação com o dinheiro mude de forma positiva.

Neste texto, nós mostramos a você tudo a respeito desse tema, explicando o significado do conceito, a importância dele e como conseguir aprender a respeito do assunto da maneira certa.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *