5 Passos para fazer antes de investir - SIR Educação

Portal SIR Investimentos

5 Passos para realizar antes de começar a investir

5 Passos para realizar antes de começar a investir

Publicado em: 14/07/1986

Saiba por que não vale a pena investir sem entender bem como funciona o mercado financeiro.

Investir não é difícil! As diversas assessorias gratuitas e informações sobre investimento disponíveis na internet comprovam e facilitam ainda mais esse processo. No entanto, começar a investir para ganhar dinheiro rápido sem conhecer o mercado financeiro não é uma boa opção! 

Até para quem quer investir em renda fixa, que não envolve riscos, é importante saber quais são as melhores opções para não cair na lábia dos bancos! Isso porque existem investimentos em que você vai pagar impostos ou que tem um rendimento muito pequeno e se você não souber, vai aprender perdendo dinheiro!

Sem mencionar o investimento em renda variável, em que além de tudo que mencionamos acima, também tem o risco de você ter um prejuízo financeiro grande! Por isso, não indicamos aprender a investir na prática!  

Mas então por onde você deve começar? Selecionamos 5 passos + 1 bônus para realizar antes de se tornar investidor(a):

  • Passo 1 – Ter uma Reserva de emergência 
  • Passo 2 – Saber seu Perfil de investidor
  • Passo 3 – Estudar os tipos de investimentos
  • Passo 4 – Saiba bem seus objetivos
  • Passo 5 – Buscar ajuda profissional
  • Passo Bônus

 

Passo 1 – reserva de emergência 

Antes de pensar em investir seu dinheiro, é fundamental pensar em reserva de emergência! Isso é: você precisa ter um montante de dinheiro igual a 6 meses dos seus custos fixos mensais. 

Não dá para arriscar seu dinheiro antes de ter uma quantia reservada para casos de emergência. Na pandemia isso é ainda mais fundamental porque podem haver gastos previstos ou a estabilidade pode ser perdida.

 

Passo 2 – perfil de investidor

Analisar o seu perfil de investidor faz parte da preparação que antecede o investimento. Nesta etapa, você irá conhecer o quanto você está disposto a investir e quais os riscos que você aceita correr para ter um bom rendimento?

Existem diferentes perfis de investidor como: conservador, moderado e arrojado, todos são classificados a partir de uma análise dos fatores mencionados acima e outros.

Você pode pesquisar quais são esses perfis, mas para definir qual é o seu, também indicamos estudar o mercado financeiro e falar com um assessor de investimentos antes. 

 

Passo 3 – Estudar os tipos de investimentos

Quando souber seu perfil de investidor, é a hora de ver os tipos de investimentos mais adequados para o seu perfil. Na SIR Investimentos, por exemplo, o assessor traça o perfil do investidor com o cliente e depois monta uma carteira de investimentos recomendada.

Mas fazer isso sozinho pode ser um desafio, porque na internet tem muita informação disponível, mas nem todas as fontes são seguras. Por isso, indicamos como alternativas mais seguras: buscar nossos conteúdos, ou algo mais completo como nosso curso de mercado financeiro.

Dessa forma, você descobre por onde começar no mundo dos investimentos, aplicando seu dinheiro de uma forma mais segura e consciente tanto dos ganhos, quanto dos riscos. 

 

Passo 4 – Saiba bem seus objetivos

Se você sabe onde quer chegar, sabe o caminho que tem que percorrer. Essa máxima também vale para o mundo dos investimentos.

O que você quer fazer com o rendimento do seu valor investido? Qual é a finalidade?

Essas perguntas vão te ajudar a entender se você deve investir a curto ou longo prazo.

 

Passo 5 – Buscar ajuda profissional

Uma das formas mais simples e gratuitas de investir com segurança é não investir sozinho(a)!

É importante contar com ajuda de um profissional da área, no caso um assessor de investimentos. Para isso, indicamos abrir uma conta em uma corretora de investimentos. Essas corretoras são instituições financeiras autorizadas a operar no pregão.

Isso porque as corretoras são gratuitas, seguras (elas indicam os melhores investimentos, mas quem realiza é você) e não estão comprometidas com as metas de vendas, como é o caso dos bancos, que vendem investimentos de baixa rentabilidade porque precisam. 

 

Bônus: Acompanhar as suas aplicações 

Não dá para investir e só acompanhar o rendimento de vez em quando, ou ser informado apenas pelo gerente do seu banco. Isso é um erro!

É acompanhando que você verá se a aplicação está sendo rentável, principalmente quando o investimento é em renda variável. Além disso, também indicamos estar atento às informações do mundo dos investidores. 

Informação e conhecimento andam juntos quando o assunto são investimentos. 

 

Dicas – Como se preparar para investir no mercado financeiro?

Ao longo do texto ficou claro que existem vários motivos para se preparar antes de investir no mercado financeiro, mas o principal deles é: conhecimento. 

Muito mais do que dinheiro, estudar e adquirir conhecimento sobre o tipo de investimento que deseja entrar é um diferencial para conseguir obter bons resultados.

Investir no mercado financeiro é uma tarefa que precisa ser pensada e estudada, mas no curso da SIR Educação você terá uma preparação completa! 

Nosso curso online de Mercado Financeiro possui certificado, apostilas e instrutores formados na área, com certificação para assessorar investimentos. 

Saiba mais sobre o curso clicando aqui

 

Gostou do artigo da Sir Educação ou ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo que nós vamos responder.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *