Os 4 melhores investimentos em renda fixa – SIR Educação Financeira

Portal SIR Investimentos

Os 4 melhores investimentos em renda fixa

Os 4 melhores investimentos em renda fixa

Publicado em: 14/07/1986

Investir em renda fixa tem uma infinidade de vantagens para aqueles investidores que apresentam um perfil mais conservador!

As operações envolvendo títulos públicos ou privados são funcionais, onde é possível realizar empréstimos ao emissor do ativo, por meio de instituições bancárias, governos ou empresas especializadas neste formato de negociação.

As principais vantagens desse modelo de investimento são a segurança do retorno, a diversificação por meio da possibilidade dos investimentos de títulos empresariais dos inúmeros setores da economia, a previsibilidade dos rendimentos e a cobertura assegurada pelo Fundo Garantidor de Crédito (o FGC).

Diante disso, podemos afirmar que a renda fixa é capaz de trazer uma segurança a mais na hora de aplicar o seu capital. Por isso, é fundamental ter conhecimento sobre estes ativos, bem como, sobre os melhores ativos para se investir.

Por isso, na sequência falamos sobre as 4 melhores opções para investimentos em renda fixa, e ao final do texto, temos uma surpresa especial para você que está pensando em dar um passo adiante neste mercado.

Preparado?

O que são investimentos em renda fixa?

Em tese, a renda fixa é uma categoria de investimentos que funciona similarmente a um empréstimo do seu capital para um determinado emissor, tais como banco, empresas ou o próprio estado.

Sendo assim, uma de suas principais características é o conhecimento das condições do contrato, bem como, a sua taxa de rendimento e outras normas impostas, antes da operação ser iniciada.

Neste sentido, é possível saber os retornos exatos sobre os investimentos realizados (ROI), seguindo critérios como prazo, perfil de liquidez, entre outros fatores que fazem deste um investimento fixo.

Por serem detalhes estipulados de modo constante, esse tipo de renda tem sido considerado como um modelo de investimento seguro, previsível e estável.

Aliás, é preciso ter em mente que esta operação baseia-se em dois tipos de investimentos: os prefixados (que apresentam condições para retirada bem definidas, levando-se em conta o capital investido) e pós-fixados (um investimento baseado na variação de algum índice econômico).

Observe também que os investimentos listados aqui são influenciados pelo Certificado de Depósito Interbancário (CDI), um termo bastante comum no mercado financeiro, que se refere aos empréstimos que bancos realizam para fechar o caixa no positivo.

Existem investimentos em renda fixa que rendem 100% ou mais do CDI aplicado ao ano. Mas então, como escolher? Abaixo listamos a s 4 melhores opções de investimentos em renda fixa considerando o cenário de 2021.

 

1. LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) são títulos comercializados para financiar setores específicos da economia.

De modo geral, eles apresentam garantias reais de pagamento, regulados pelo FGC. Assim, eles são considerados alguns dos investimentos mais seguros deste modelo.

São aplicações semelhantes aos CDBs – que falamos logo adiante – mas, que contam com uma grande vantagem: a isenção de tributos como IR.

 

2. CDB

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário.

Ele opera de forma similar aos títulos do Tesouro Direto, sua única diferença, no entanto, é que esses ativos são emitidos exclusivamente pelas instituições bancárias.

Como forma de garantir o pleno desenvolvimento dos seus serviços – tais como cheque especial, crédito direto e financiamento de imóveis – os bancos utilizam uma parte do dinheiro de seus clientes e o devolvem posteriormente com juros acumulados – ou seja, mais rentabilidade para sua carteira.

 

3. LC

Diferente das LCA e LCI, a Letra de Câmbio (ou LC) não é emitida por instituições bancárias, mas, instituições financeiras não-bancárias.

A LC também é considerada uma alternativa segura, uma vez que traz maiores taxas de rentabilidade em suas aplicações.

 

[Bônus exclusivo] Aprenda a investir no mercado financeiro

Elaborado pela SIR Educação – uma escola de educação financeira com mais de 14 anos de mercado, o curso de “Mercado financeiro” é o que você precisa para começar a investir com mais segurança, conhecimento e foco em seus objetivos financeiros.

O curso conta com professores como Klerton Amorim, especialista em investimentos e pesquisador do NUPEFI (Núcleo de Pesquisas em Educação Financeira e Imóveis), certificado pelo CNPq.

Nele, você aprende desde conceitos básicos sobre o mercado de finanças, além de conteúdos avançados sobre Gestão de Risco e Proteção Patrimonial, Planejamento Financeiro e Previdência Privada.

Além disso, o treinamento pode ser realizado tanto no modelo presencial, quanto online, o que significa mais comodidade, absorção de conteúdo e conveniência para aprender da melhor forma!

Por isso, se está buscando formas melhores de investir o seu dinheiro, Aprenda a investir no mercado financeiro é a solução!

Acesse agora mesmo a página do curso e confira todos os detalhes para dar mais um passo a favor da sua estabilidade e liberdade financeira. Que tal? Não perca tempo!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *