Invista em renda variável sem medo – Portal SIR Investimentos

Portal SIR Investimentos

Invista em renda variável sem medo

Invista em renda variável sem medo

Publicado em: 14/07/1986

As inseguranças sobre investimento em renda variável  são diversas! Nós já sabemos até as frases decoradas, de tanto ouvir por aqui, em nossos escritórios: é muito arriscado; eu posso perder dinheiro; eu sou conservador.

E embora a renda variável seja um dos principais assuntos dentro do nosso cenário financeiro atual, ainda existe muita desinformação sobre o tema. 

Por isso, nós fizemos este artigo completo para te explicar desde o básico sobre renda variável até seus principais tipos de investimentos. 

Já iniciamos explicando que cada pessoa se encaixa em um perfil de investidor específico. Mas mesmo um conservador pode investir em renda variável! Entenda como:

 

O que é renda variável? 

É a  junção de ativos financeiros que possuem retornos não previsíveis

Nela o rendimento é maior do que o investimento em renda fixa, você tem mais flexibilidade quanto ao valor porque normalmente não possui prazos pré fixados. Mas não é possível saber exatamente a quantidade de capital que você conseguirá render no decorrer do tempo.

Essa volatilidade da renda variável decorre de inúmeros fatores que mudam ao longo do tempo.

Um ativo que hoje possui uma grande tendência de alta, em pouco tempo pode se tornar desvalorizado. Por esta razão, esse investimento não possui o que chamamos de previsibilidade. No entanto, se você souber analisar o mercado financeiro antes de investir em algum ativo, é possível saber em quais ações você terá um bom retorno (sem precisar quanto).

E mesmo que seu perfil seja conservador, dependendo do seu propósito com o investimento, seu assessor de investimentos pode montar uma carteira de investimentos incluindo a renda variável. Isso porque ela garante o maior retorno a curto prazo e ele, como profissional da área, vai indicar os ativos mais seguros para investir.

 

Quais os principais tipos de investimento em renda variável?

Como bem dissemos anteriormente, existem inúmeros títulos que podem ser negociados no mercado de renda variável, e nós, optamos por selecionar alguns dos principais exemplos para ilustrar melhor essas possibilidades.

 

  • Ações: não há dúvida de que, quando se trata de ações, a bolsa de valores é um dos primeiros ambientes de investimento que vem à mente. Para quem busca rentabilidade nos investimentos, a bolsa de valores pode ser uma boa escolha;
  • Contratos futuros: outros exemplos de títulos negociados em bolsas de valores, são os contratos futuros. Eles constituem um importante instrumento financeiro da economia, uma vez que fornecem garantias para compradores e vendedores;
  • Commodities: as commodities são produtos que possuem preço padronizado em razão de sua função primária, não havendo diferenciação entre vendedores. Commodities gerais como óleo, milho, soja e ouro são exemplos de matérias-primas comumente usadas;
  • Câmbio: o investimento que utiliza diferenças cambiais para gerar receita também é outra possibilidade de renda variável. Um caminho clássico é comprar moedas estrangeiras, focando no aumento de seus preços;
  • Criptomoeda: há pouco tempo, criptomoedas passaram a ser uma opção para quem deseja investir em renda variável em busca de bons retornos. Investir nesta classe de ativos nada mais é do que investir em ativos digitais, a diferença é que, em geral, eles não são emitidos por um país, mas por meio de tecnologia de criptografia privada.

 

Afinal, investir em renda variável vale a pena?

Vale a pena se você investir com conhecimento sobre este tipo de investimento e mais ainda se sua decisão for tomada com um assessor de investimentos. Mas se seu conhecimento ainda é superficial, estude sobre mercado financeiro, bolsa de valores e análise fundamentalista. Temos esses 3 cursos disponíveis aqui e existem outros materiais sobre esses tópicos em fontes confiáveis.

A renda variável não é um bicho de sete cabeças, tem boa rentabilidade, permite operações como day trade e swing trade, entretanto, tem a falta de previsibilidade, que pode ser “contornado” da forma como já mencionamos aqui. 

Então, se você quer investir em renda fixa, conte com uma assessoria que lhe passe solidez e credibilidade de mercado. Assim, você obtém o melhor retorno  sobre investimento.

É por isso que confiança tem nome: SIR Investimentos.

Para conhecer todas as soluções que oferecemos, além de realizar um investimento em renda variável da forma mais segura possível, entre em contato agora mesmo e converse com um de nossos consultores!

A SIR Investimentos atua presencialmente no Nordeste e atende virtualmente em todo Brasil, conta com 5 escritórios físicos, tem mais de 1,7 bilhão de reais em ativos sob custódia. Por isso, podemos afirmar sem medo: embora a renda variável ainda seja pouco explorada, principalmente para quem está começando, esse é o momento ideal para começar a investir.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *