Qual o impacto da Black Friday nas ações? – Portal SIR Investimentos

Portal SIR Investimentos

Qual o impacto da Black Friday nas ações?

Qual o impacto da Black Friday nas ações?

Publicado em: 14/07/1986

Os efeitos da Black Friday no mercado de ações deve ser baseado em alguns indicativos de desempenho.

Durante a Black Friday, as ações, principalmente do mercado varejista, são impactadas pelo desempenho de vendas.

Isto é, quanto melhores os resultados, mais confiança os investidores têm em determinada ação, garantindo uma expectativa boa em relação ao crescimento.

De acordo com uma pesquisa recente do gigante da tecnologia Google, 64% dos brasileiros planejam comprar na Black Friday em 2021. Caso essa estimativa se confirme, a preferência dos consumidores deve indicar ao mercado qual a rede de varejo é a preferida dos consumidores.

Enquanto isso, empresas que tiverem os resultados menos relevantes correm o risco de gerar desconfiança nos investidores, tendo quedas acentuadas e mais rápidas.

Para entender melhor como a Black Friday deve impactar as ações, nós da SIR Educação preparamos este artigo e fizemos algumas observações para você não perder dinheiro!

Qual a importância da Black Friday para o mercado financeiro?

Dada a dimensão e alcance da Black Friday, o mercado financeiro utiliza esta data para ver a efetividade das ações e estratégias de uma rede varejista. Ou seja, estratégias de marketing, novas aquisições e investimentos, lançamentos de serviços extras, tudo acaba por passar pelo crivo dos investidores.

Em geral, os resultados não são necessariamente os principais indicativos de sucesso de uma rede varejista. Isso porque, eles não têm a divulgação imediata. Pelo contrário, o report durante o período costuma ser divulgado apenas em dezembro.

Justamente por isso, a atenção acaba sendo voltada para as novas direções da empresa, seja na mira de um público mais selecionado ou numa nova estratégia de comunicação.

A Via Varejo, por exemplo, deve ser a principal impactada durante a Black Friday, seja positivamente ou negativamente. Isso porque, esta é a primeira grande data sazonal de compras depois do rebranding do Ponto Frio, que agora se chama Ponto e está em uma nova fase.

O que prestar atenção no mercado de ações durante a Black Friday?

Durante a Black Friday, dificilmente um investidor encontra sinais positivos ou negativos nos ativos.

Ao decorrer do mês de novembro, as atenções dos investidores devem estar direcionadas para outros pontos e não necessariamente os gráficos de desempenho.

Abaixo, nós listamos os pontos mais importantes para você prestar atenção durante o mês de novembro.

1. Estratégia de marketing

A estratégia de divulgação é, sem dúvida alguma, um dos mais importantes para qualquer rede varejista durante o mês de novembro. Seja com anúncios em TV ou altos investimentos nos canais digitais, você precisa prestar atenção na recepção do público.

A Magalu até agora apostou numa estratégia mais focada em influenciadores digitais e grandes eventos, repetindo a live Black das Blacks.

Em sua nova edição, a fórmula pode se mostrar saturada visto que a pandemia limitou os shows às lives ou firmar a empresa como uma das mais importantes redes varejistas no canal digital.

2. Funcionamento de plataformas

A procura por descontos é alta, então consequentemente a demanda está bem acima da média. Justamente por isso, a infraestrutura de apps e marketplaces deve ser adequada para suprir todas as compras.

Ao longo do mês de novembro, uma única estabilidade impacta milhares de pessoas e isso passa insegurança aos investidores. A longo prazo, esse sinal pode resultar em perdas consideráveis de novos clientes e investimentos.

Portanto, você deve acompanhar a estabilidade de plataformas e apps das redes varejistas. Geralmente, grandes problemas são reportados em sites especializados e, nos piores dos casos, em canais oficiais da empresa.

3. Recepção do público

Por fim, outro importante crucial é a recepção do público. Ao contrário das observações acima, essa pode ser uma das mais importantes para o mercado de ações.

A recepção do público dita o que as pessoas acham do posicionamento de determinada rede varejista, isto é, caso seja positiva ou excelente – uma vez que a aceitação vá mal, tudo fica muito mais incerto.

Devido às incertezas, as ações costumam oscilar bastante e a partir deste ponto tudo depende do posicionamento da empresa. Na prática, más experiências ferem a confiança com uma marca, que dificilmente pode ser contornada com estratégias de marketing e novos serviços.

Sendo assim, um investidor precisa estar atento à recepção do público. Ao ter uma marca associada às práticas prejudiciais, como descontos irreais ou promessas não cumpridas, ligue o sinal de alerta.

Seja especialista em ações com a SIR Educação

Nós somos uma empresa de educação financeira filiada à SIR Investimentos, escritório de investimentos há 14 anos, credenciado à XP Investimentos há mais de 10 anos e com excelência em NPS® 90, mais de 1,7 bilhão sob custódia, 5 escritórios físicos no Nordeste e profissionais certificados Ancord, CPA-20, CEA, CFP etc.

Portanto, não perca mais tempo! Conheça as soluções que o nosso portal tem a lhe oferecer e adquira benefícios exclusivos para o seu caso.

Entre em contato



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *