Entenda como funciona e por onde começar a investir em ações em nosso Workshop online e gratuito
Investir na bolsa de valores é algo que a maioria das pessoas acha que foi feito para poucos, mas isso não é verdade. Ela é para quem tem conhecimento sobre renda variável!
Esse tipo de investimento é um dos de maior retorno, mas envolve riscos. Por isso, para começar, é preciso estudo, cautela e dinheiro livre para investir.
Então, no artigo de hoje, vamos explicar o funcionamento da bolsa de valores e, para te ajudar a começar, indicaremos um Workshop gratuito realizado com professores da SIR Educação.
Acompanhe o texto até o final e veja como você pode começar seus investimentos na bolsa. Vamos lá?
O que é bolsa de valores e como funciona
Conhecida como B3, a bolsa de valores brasileira é um lugar com negociações, onde os investidores acessam compras e vendas de títulos emitidos por empresas, as conhecidas ações.
A bolsa permite que sejam negociados ativos como opções e minicontratos, além das ações. Ela é uma forma de investimento segura, tanto para as empresas que abrem capital, quanto para quem quer virar acionista.
As operações são feitas 100% online, por isso, são chamadas de pregão eletrônico. Elas são feitas por meio de Home Broker, uma plataforma que corretoras e bancos de investimento possuem. O que mostra a evolução desse mercado, porque há alguns anos atrás as operações eram por meio de pregão viva voz.
E outra garantia para investidores e empresas é que as ações adquiridas no Brasil ficam armazenadas na CBLC – Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia.
O que são ações e módulos de operação
De forma bem simples, a ação é uma parte de uma empresa, que qualquer pessoa pode comprar na bolsa de valores. As empresas abrem o capital na B3, com ações disponíveis por valores variados e você pode comprar, se tornando um tipo de “sócio” do negócio.
Para entender em detalhes esse tipo de negociação, aconselhamos assistir o Workshop gratuito e online: Primeiros passos para investir em ações.
E apesar de parecer simples, se tornar investidor na bolsa de valores não é algo tão intuitivo. Esse é um investimento de risco, que envolve conhecimento técnico e sobre o seu perfil de investidor, para entender os tipos de ação que uma empresa pode disponibilizar, por exemplo.
Esse é outro assunto bastante explorado pelos professores Thaner Cardoso e Klerton Amorim no workshop. Nele, eles explicam os 3 principais tipos de ações e a diferença entre elas.
Para investir com mais segurança, minimizando os riscos é preciso entender sobre a bolsa, não tem outro jeito! De preferência, com profissionais que são assessores certificados e ainda investir com uma corretora, que vai indicar sua carteira de investimentos e fazer o investimento com você.
Mas adiantando alguns conhecimentos básicos: hoje existem no mercado dois módulos de operação e eles são:
- Swing trade
- Day trade
Swing trade
Nome dado a todas operações de compra e venda de ativos na bolsa de valores que podem durar dias, semanas, meses ou anos, ou seja, compra a ação e guarda para vendê-la futuramente, quando for o melhor momento.
Indicada para quem quer investir na bolsa de valores e lucrar, mas não tem tempo para acompanhar o mercado de ações de perto, ou para quem acredita na valorização a longo prazo.
Se pretende comprar ações e guardar por muito tempo, o mercado nomeia como “buy and hold” – o termo também é explicado no workshop gratuito.
Essa estratégia geralmente é usada com empresas com pouco risco de quebrar.
Day trade
Comprando e vendendo os ativos diariamente, com o objetivo de lucrar com a oscilação do mercado. E hoje, através do Home Broker, plataformas criadas para essa categoria, qualquer pessoa pode operar e investir na bolsa de valores.
Porém, é importante ter em mente que essas operações são de alto risco, indicadas para traders com experiência e preparados para lidar com perdas e ganhos bem significativos.
Já nas vantagens, a Day Trade possui agilidade na operação e a possibilidade de operar alavancado. Para adquirir sucesso, é fundamental que seja escolhida uma ou mais estratégias para as operações.
Sendo as mais usadas o Tape Reading, Análise Técnica e Price Action.
Como começar a investir em ações
Estudar antes de começar qualquer uma das ações é fundamental e, por isso, existem duas análises conhecidas, sendo elas:
Análise fundamentalista
A análise fundamentalista, feita para entender a saúde financeira de uma empresa negociada.
Funcionando como uma análise detalhada da empresa, em conjunto com os aspectos econômicos do país, prevendo o crescimento médio e longo prazo, e o preço justo para que comece a investir na bolsa de valores.
Análise Técnica
Já a análise técnica prevê a tendência de um ativo, se baseando no volume, quantidade de ativos para compra, na oferta e quantos compradores estão interessados.
Além do curso com certificação em Bolsa de Valores.
SIR Educação – Workshop online gratuito
Ministrado por Klerton Amorim e Thaner Cardoso, o workshop gratuito por tempo limitado é para quem quer começar a investir na bolsa de valores.
Onde você vai entender o que são ações, como funciona a B3 e o que é fundamental saber antes de investir na bolsa. Tudo isso em 1 hora de vídeo ministrada por dois investidores e assessores certificados, além de serem professores da SIR Educação que vem educando pessoas há 14 anos.
Não vai ficar de fora dessa, né? Com esse workshop 100% gratuito você verá como é simples investir na bolsa de valores. Para saber mais sobre e se cadastrar basta clicar aqui!
Conclusão
No artigo de hoje pudemos entender um pouco mais sobre investimento na bolsa de valores, e vimos um pouco sobre as diferenças em algumas modalidades de investimento.
Além disso, para quem está começando e quer aprender a investir na bolsa de valores, vimos que a SIR Educação está oferecendo um workshop gratuito para você se aprofundar mais no tema.
Gostou do artigo ou ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo!