Explicamos os principais tipos de investimento para o perfil conservador.
Quer investir de forma segura e não sabe por onde começar? Você precisa entender o que é renda fixa! Esse é um dos investimentos de menor risco.
Para começar, existem vários títulos de investimento em renda fixa: CDB, LCI, LCA, entre outros. Para conhecer todos eles e entender o que realmente é renda fixa, continue lendo esse texto até o final.
O que é renda fixa?
Uma modalidade de investimento de baixo risco, com rendimentos mais estáveis e previsíveis.
É o tipo de investimento que pode compor a carteira tanto de um investidor conservador, quanto de um arrojado que queira uma carteira variada. Mas no geral, ele é a porta de entrada para o mundo dos investimentos.
O nome renda fixa vem justamente pela sua rentabilidade previsível. Além disso, ela pode ser gerada por instituições financeiras públicas e privadas, como bancos, empresas e governo.
Veja também: e-book gratuito sobre renda fixa, com foco em CDB.
Como funciona a renda fixa?
Funciona como um empréstimo do seu dinheiro ao emissor, em troca disso, uma taxa de rentabilidade fixa é entregue a você. Essa taxa de rentabilidade e o prazo de vencimento é definido já no momento da compra, ou seja, da aplicação.
Os títulos de investimento de renda fixa são classificados da seguinte maneira:
- Títulos prefixados: são aqueles que independente do que possa acontecer no mercado econômico, o rendimento será o mesmo que foi combinado na hora de aplicação, ou seja, se manterá até a data do vencimento;
- Títulos pós-fixados: são aqueles que possuem rentabilidade atrelada a um indexador de economia, ou seja, pode trazer um retorno maior do que o fixado no começo;
- Títulos híbridos: é basicamente uma mistura dos dois anteriores, sendo composto por uma parte fixa e uma variável;
Quais os tipos de renda fixa?
Apesar da poupança ser muito popular no brasil e considerada um tipo de renda fixa, ela não é mais recomendada há anos, já que possui um rendimento muito baixo.
Sendo assim, falaremos a seguir sobre os melhores tipos de renda fixa.
CDB
De maneira resumida, os CDB’s (Certificado de Depósito Bancário) são títulos emitidos pelos bancos, onde você investe neles como se emprestasse dinheiro e, em troca disso, recebe o mesmo valor só que somado a uma taxa de juros. Ou seja, é bastante lucrativo.
É possível escolher o prazo de aplicação, e quanto maior esse prazo, maior as taxas de rentabilidade.
LCI e LCA
A LCI (Letra de Crédito Imobiliária) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são bem semelhantes ao CDB, a diferença é que elas possuem uma vantagem de isenção de tributos, como por exemplo, o Imposto de Renda (IR).
Dessa maneira, os rendimentos vão diretamente limpo para o seu bolso.
LC
Letras de Câmbio, ou mais conhecida como LC, possui a mesma premissa do CDB. Porém, a LC é emitida por “financeiras”, ou seja, instituições financeiras de menor porte.
Por isso, a taxa de rentabilidade dessa modalidade costuma ser maior que as demais.
Apesar de possuir um risco mais elevado, a LC possui a garantia do FGC para valores de até 250 mil reais.
Além dos citados anteriormente, existem outros tipos de renda fixa, como: tesouro direto, debêntures, CRI/CRA.
Benefícios de investir na renda fixa
Os motivos para começar a investir nessa modalidade são vários, já que alguns dos benefícios são:
- Baixo investimento mínimo;
- Taxa de intermediação zero;
- Rentabilidade;
- Investimento seguro e de baixo risco;
- Garantia do FGC (fundo garantidor de crédito);
- Isenção de IR para LCI e LCA;
- Segurança;
- Facilidade;
- Diversificação;
- Liquidez diária;
- Isenção;
Essas são só algumas das vantagens, ao pesquisar mais a fundo sobre a renda fixa é possível descobrir mais e mais benefícios.
Começar a investir nessa modalidade é muito simples, pois as negociações são feitas online, ou seja, sem sair de casa, de forma prática.
Além disso, não é preciso verificar o investimento todo dia, basta escolher qual tipo deseja, comprar e esperar até a data do vencimento para receber.
Outro fator importante para quem deseja começar a investir é a acessibilidade, pois os investimentos são mais acessíveis, podendo começar com 100 reais.
Apesar de todas as vantagens, é necessário pontuar uma desvantagem, apesar de pequena: a carência, alguns tipos de investimentos da renda fixa possuem prazo de carência.
Ou seja, não pode resgatar o dinheiro antes do prazo estabelecido e, caso você queira resgatar antes do combinado, uma multa será paga e os rendimentos podem ser perdidos.
Comece a investir em renda fixa agora!
Conclusão
Como pudemos ver no artigo de hoje, é possível começar a investir seu dinheiro de forma simples e segura com a renda fixa.
Antes de começar a investir, compare os benefícios e vantagens que cada tipo tem a oferecer! Esteja atento a liquidez, rendimento e o prazo de vencimento.
Gostou do artigo de hoje ou ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo, vamos adorar responder. Até a próxima.